Estelionato do Amor: Golpes Emocionais e Reflexões Éticas

Muitas mulheres estão sendo vítimas do estelionato do amor, um golpe emocional em que uma pessoa se utiliza de manipulação e enganação para obter vantagens econômicas e/ou emocionais da vítima dentro de um relacionamento romântico.

Os criminosos entram em sites de relacionamento, escolhem suas vítimas e se apresentam como o parceiro ideal, manipulando sentimentos para aplicar golpes financeiros, empréstimos e até administração dos bens da parceira. Recentemente, um grupo de mulheres vítimas desse golpe se uniu, destacou o criminoso e ele foi preso, provavelmente será condenado por alguns anos de cadeia.

Ao tomar conhecimento desse fato e meditar sobre os ensinamentos de Jesus Cristo no Sermão da Montanha, procurou explicações ali. De um lado temos a vítima, que não tem culpa de ter caído no golpe, ela não pode ser acusada por querer um relacionamento bom e sincero. Do outro lado temos o aplicativo de encontro que permite que pessoas mal intencionadas façam uso de seu ambiente digital para caçar vítimas ideais para seus golpes.

“Amai ao próximo como a ti mesmo”, esta é a lei principal. Faltou amor nestes casos. O Sermão nos ensina: “Pelos seus frutos os conhecereis… toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má bons frutos.”

As redes sociais fazem parte do mundo digital, não criado pelo Criador, por isso não permitem que se veja os frutos e pelas consequências se avalie as intenções por trás das ações.

Por outro lado, a sociedade atual, contaminada pelo desejo de lucro e pelo consumismo desenfreado, estimula as pessoas a deixarem de frequentar o mundo natural e humano, formando comunidades sadias onde se pode olhar nos olhos de cada um: “O olho é a luz do corpo.”

É realmente importante refletir sobre esses acontecimentos à luz dos ensinamentos que pregam o amor ao próximo e a importância de avaliar as intenções através das consequências.

Deixe um comentário